quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ultimo tango em Paris - Versailles, Chateau de Vincennes, Sacre-Coeur

Esse foi o meu ultimo dia em Paris, por assim dizer, porque o outro dia eu ja partiria cedo para Bruxelas. Para mim, existiam tres lugares essenciais para visitar nessa parte da viagem. O primeiro, o Louvre. O segundo, a Torre Eiffel. O ultimo eh o Palacio de Versailles.
Versailles eh diferente de qualquer coisa que eu ja vi. O Palacio foi concebido e construido no reinado de Luiz XIV para abrigar toda a familia real, e representa todo o poderio e pompa do Ancien Regime frances. 

Versailles na periferia de Paris, portanto eu nao poderia cumprir essa parte dos passeios a pe. E como ja tinha andado muito, comprei um bilhete do metro que da direito a utilizar o metro por um dia inteiro dentro da zona 4, onde Versailles se encontra. Para o meu espanto, numa terca-feira de baixa temporada havia uma verdadeira procissao para o Palacio. Eu nao tive problemas com multidao nem no Louvre num sabado, mas Versailles parecia uma romaria de Aparecida do Norte, com inumeros onibus e carros cheios de turistas. E foi tambem o passeio mais caro. Foram 15 Euros para entrar no Palacio, com direito ao audioguide. Achei um pouco caro, mas nao poderia voltar para tras apenas tendo visitado os jardins que ficam do lado de fora. Depois achei que o gasto vale a pena. O interior do palacio eh absurdamente luxuoso, e nas palavras do guia, nenhum canto teve menos de 10 reformas.
Tudo eh coberto de ouro e dos materiais mais finos, e cada pedaco das inumeras sala e corredores possui uma escultura ou uma pintura. Tive a oportunidade de ver as camaras onde dormiam a Maria Antonieta, a rainha que foi decaptada durante a Revolucao Francesa de 1789. Vi ainda o trono do rei, os aposentos da corte, o famoso Salao dos Espelhos e terminei o passeio com uma caminhada pelos jardins.


Ja era mais de uma hora da tarde e eu ainda tinha que visitar outras coisas no meu ultimo dia. Peguei o trem de volta de fui para o extremo leste de Paris. Cheguei ao Chateau de Vincennes, uma das outras residencias do rei alem de Versailles.


Depois de Vincennes, rumei ao norte para dar uma rapida olhada na Basilica de Saint-Denis. Depois, aproveitei que estava perto e passei em frente ao Stade de France, o estadio de futebol construido para a Copa de 1998.
Restava agora um ultimo lugar, o Sacre-Coeur. Apesar de estar uma rua acima da minha, deixei a visita por ultimo. O Sacre-Coeur e a parte naturalmente mais alta da cidade, ja que o Montparnasse e a Torre Eiffel sao construcoes humanas. A basilica foi construida no alto do morro de Montmartre e possui uma arquitetura Bizantina, bem diferente do estilo fino gotico de Notre Dame.


Voila! Essas foram as minhas aventuras no territorio frances. Depois vou contar como foi em Bruxelas.
Au revoir!

Um comentário: