quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tour Eiffel, Hotel des Invalides, Saint Sulpice, Centro Pompidou, Palais Garnier


Depois de tanta andança no fim-de-semana, eu ainda nao tinha visitado a tao falada Torre Eiffel. Acordei cedo e rumei para a torre pelo norte da cidade. Tive a graca de passar mais uma vez, como na Regent Street em Londres, de visitar mais uma loja da Ferrari, dessa vez com um bolido esportivo no centro da loja. Alias, coisa rarissima no Brasil, ja seria a terceira que eu vi assim, facil nas ruas. Vindo pelo norte, e passando pelo Arco do Triumfo, eh impossivel visitar a torre sem antes passar pelo Trocadero, uma praca com um jardim do outro lado. Ja do Trocadero eh possivel enxergar toda a imponencia da torre. Quando eu a vi, fiquei um pouco decepcionado. A neblina era tao intensa que nao se enxergava a ponta da torre.
Pensei 'nao vou gastar dinheiro so pra subir la e ver tudo nublado, amanha eh meu ultimo dia e espero pra ver se o tempo melhora. Mais uma decepcao: chegando debaixo da torre, descobri que mesmo com tempo bom, o terceiro andar estava fechado para manutencao. Resolvi entao subir ate o segundo andar e descobri que a torre eh pintada de sete em sete anos, e eu tive a 'sorte' de visitar nesse periodo. Como em Londres, quebrei a cara (lembrem-se de que em Londres o London Eye tambem estava em manutencao). Mesmo assim, foi uma aventura memoravel.

Peguei o ticket mais barato, em que voce tem que subir a torre pelas escadas. Eu pensei que ia ser moleza depois de tanto andar pelas ruas, mas uma coisa eh andar no chao, outra coisa eh voce, de repente, perceber que os onibus estao menores de a sua unha... confesso que tive um pouco de medo a medida de ia subindo. Cheguei no primeiro andar, tirei algumas fotos ao redor da cidade. Existem displays ao redor do primeiro andar mostrando onde estao os principais pontos da cidade, como o Hotel des Invalides, o Centro Pompidou, a sede da Unesco, etc.
Depois da visita da Torre Eiffel, segui em direcao ao Hotel dos Invalides, passando pelo Campo de Marte. O Campo de Marte foi palco do primeiro voo do 14-Bis (Santos Dumont ainda deu uma volta ao redor da torre antes de pousar). O Hotel dos Invalidos eh agora um museu (pago), mas eh possivel tirar algumas boas fotos dos seus jardins. Ao lado do Hotel, esta o Museu das Armas, onde repousa os restos mortais do Napoleao Bonaparte. De novo, pago. Como tinha ido no Museu Imperial da Guerra em Londres, decidi que nao ia pagar 8 Euros pra ver o caixao do Bonaparte. Passei ainda pelo Museu Rodin, onde existe a famosa escultura de O Pensador e pelo Museu d'Orsay. Todos fechados as segundas-feiras.Fui entao a igreja de Santa Sulpice. O lugar estava feio, cheio de andaimes para a restauracao da fachada. De qualquer forma, resolvi entrar e dar uma olhada. Para o meu espanto, vi uma imagem impressionante, conforme voces podem ver na foto: o Santo Sudario. Achei que era um grande achado um artefato historico tao valioso numa igreja tao detonada. Depois eu li as letrinhas miudas e vi que era uma reproducao da original, que provavelmente deve estar no Vaticano.

O proximo ponto era o Centro Pompidou, construido por incentivo de um ex-primeiro ministro para promover as artes e a cultura. Ele possui uma arquitetura bem arrojada e apresenta exposicoes de arte moderna, cinema, livrarias, brinquedoteca, etc. Passei rapidamente por uma exposicao de moveis modernosos e fui embora.

O tempo estava escurecendo e eu tinha ainda algumas coisas no meu roteiro para visitar. A caminho de casa, visitei o Forum das Halles, que aparentemente nao passa de um shopping cheio de arvores em volta. Passei ainda pelos jardins do Palais Royal, perto do Louvre, e do Palais Garnier, uma das casas de opera de Paris.

2 comentários:

  1. moreno,eh demais a esplendorosa Paris. Continuo seguindo viagem com voce. Fiquei mais tranquila quando voce refez as finanças para poder continuar a nossa maratona,porque eh assim que eu a considero. Fique mais esperto. Saudade grande,te amo, Beijão. Mami.

    ResponderExcluir
  2. Paris é realmente bonita em?

    Mas e aí, você subiu o mais alto que podia ou ficou só no 1º andar mesmo?

    ResponderExcluir