terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Castelo de Edinbraah, Ghosh Tursh

Hi mates!

Ja vou comecar explicando o titulo deste post. Aqui na Escocia, apesar de a lingua oficial ser o ingles, o sotaque daqui eh muito caracteristico. Logo na saida do onibus, o motorista chamou os passageiros que vao para Edimburgo, e a pronuncia foi como esta no titulo do post.

A viagem foi tranquila, embora os onibus sejam desconfortaveis. Sem duvida nenhuma, eles sao mais luxuosos, com bancos novos, cintos de tres pontas, banheiro com papel higienico e secador de mao, mas o banco nao reclina o suficiente para que a pessoa possa se deitar. E como eh um servico baratinho (a viagem agendada me custou 14 libras), tentei me virar da melhor maneira que pude. O onibus vai com muitos assentos vagos e deu para improvisar uma cama.

Se em Londres o sol custava a aparecer e ja as 4 ele estava batendo o cartao, aqui mais ao norte eh pior ainda. Chegamos na estacao por volta de 7:30 da manha e parecia que era noite. Depois de me perder um tempo, fiz o check-in no hostel. Estava tao cansado da peregrinacao do dia anterior que preferi descansar um pouco antes de bordejar. Tomei cafe e fui para a sala de recreacao tirar um cochilo (como eu cheguei muito cedo, so poderia ocupar o quarto depois de meio-dia). Depois do cochilo, deixei minhas malas no albergue e ja fui matar o ponto turistico mais importante da cidade: o Castelo de Edimburgo.


Sem duvida nenhuma, eh ate agora, um dos pontos altos da minha viagem. O Castelo, alem de enorme, fica no alto de uma colina que aumenta ainda mais a sua imponencia. Fui caminhando ate la (15 minutos) e comprei o ticket (8 libras, se me recordo). O Castelo possui uma vista fantastica do alto, e eh possivel visualizar toda a cidade, inclusive a costa, de suas muralhas. Alias, o castelo foi estrategicamente construido para esse fim. Existem uma infinidade de coisas para se ver no castelo, desde as demonstracoes interativas sobre a historia das batalhas ate a exposicao das joias da realeza. Existem ainda varias exposicoes sobre cavalaria, soldados, etc. Valeu muito a pena.

A visita demorou tanto que ja eram 3 da tarde quando sai de la. Queria almocar e talvez ver alguma outra atracao para o resto do dia. Conversando com uma senhora que trabalha numa loja de tartans (aquelas pecas de roupa escocesas xadrezadas), ela me indicou um programa chamado Ghosh Tursh (ou, num ingles mais compreensivel, Ghost Tour). Visitei ainda algumas lojas de souvenir e roupas tipicas (nao, nao vou vestir nenhum kilt para voces) e rodei pelo centro. Depois de mais algumas pracas e mais fotos, voltei para o hotel para descansar.


A noite, resolvi ir no tal Ghosh Tursh. Ele eh organizado pela mesma empresa de eventos do Pub Crawl de Londres (saudades daquela noite...). Como de costume, encontrei com alguns brasileiros. Um casal do Rio Grande do Sul e um casal da Bahia, que estavam estudando ingles em Dublin. Havia ainda mais uma dupla de mexicanos muito zoadores. Para o tour, poderiamos escolher entre o guia escoces ou a guia espanhola, como eu provavelmente nao entenderia o guia escoces e os brasileiros queriam em espanhol, resolvi arriscar. O tour fantasma consistiu basicamente em passar por pontos com historias macabras de Edimburgo. Passeamos por uma ponte amaldicoada, um cemiterio, entramos em um mausoleu, subimos uma colina usada para queimar bruxas no seculo XVII, visitamos o lugar usado como mercado negro de cadaveres, enfim, coisas bem lights que podem inspirar a Disney em uma futura atracao. Os dois mexicanos sao duas figuracas de ficaram zoando a guia o tour todo. A cada vez que ela contava uma historia absurda, um dos dois ficava interrompendo perguntando se era serio. Nao deu outra, ate era caiu na gargalhada. Depois do tour, tinhamos direito a uma pint (um copo de cerveja de aproximadamente meio litro). A conversa no pub segui animada e resolvemos esticar a noite. Caimos em um nightclub proximo a Catedral de St. Giles na faixa (o que eh muito bom). Uma noitada espetacular, muita danca, muita mulher bonita e zoacao. Fechamos a boate (sim, tiveram que expulsar a gente de la) e continuamos a zoar na rua. Ate que encontramos um casal de mais idade na rua, mas chapados que a gente.


Dancamos e cantamos na rua ate altas horas. No fim, combinamos todos de ir no Pub Crawl no dia seguinte.

3 comentários:

  1. Nossa, que caras mais loucos!!!

    ResponderExcluir
  2. moreno,estou parada na escocia,esperando noticias do Pub Crawl ,isto ha cinco dias. Acompanho a sua aventura desde o começo . Onde hoje esta o primeiro dos dois tesouros da minha casa. Mande,um,estou otimo.So isso.saudades,beijão. mamãe

    ResponderExcluir
  3. Eu em... que lugares mais estranhos que você foi visitar... e a mexicana, cê não falou se ela era bonitinha?

    Aproveitou pra ir em um bar na faixa e entornar né? E ainda foram zuar com o casal... mas é um mala mesmo!

    ResponderExcluir