quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mesquita Azul e Museu de Santa Sofia

Feitos os esclarecimentos necessarios, vou contar como foi a minha visita no dia 3 de manha. O albergue onde estava hospedade fica num bairro chamado de Sultanahmet, e eh considerado o mais tipico da cidade. Lah eh possivel encontrar lojas tipicamente turcas, que vendem desde um copo do çai (o cha turco) quanto tapetes que custam 1000 euros.

Como tinha ficado ate tarde conversando com os meus roommates, nao consegui acordar tao cedo quanto gostaria. O cafe da manha ate que nao eh tao diferente do nosso: eles servem cafe, leite, cha, pao de sal, manteiga, geleia, etc. So que eles servem tambem tomate, pepino e azeitonas para o desjejum.

A primeira visita foi a Mesquita Azul (Sultanahmet Camii). Embora seja uma mesquita usada para oracoes, e um dos lugares mais visitados. A Mesquita foi construida construida por volta de 1609 e eh chamada assim por detalhes em azul no seu interior.  Fui visitar a Mesquita com um holandes que tambem estava hospedado no albergue. Para entrar na mesquita, como literalmente reza a tradicao muculmana, eh necessario que se entre descalco. A organizacao da mesquita disponibiliza uma sacola plastica para que os visitantes possam guardas os calcados. Assim, seguindo a fila, fomos o holandes e eu (nao me perguntem o nome dele porque eu ja esqueci) visitar o interior da mesquita. Tudo parece muito limpo e organizado. Como era domingo, estava lotado de grupos de turistas, principalmente italianos e japoneses. A mesquita eh fechada cinco vezes por dia para oracoes que podem ser ouvidas por alto-falantes por todo o bairro.











O proximo ponto eh o famoso Museu de Santa Sofia (Ayasofya). A construcao foi concluida em 537 D. C. e foi a maior catedral do mundo por quase de mil anos, ate a construcao da catedral de Sevilha, em 1520. Incialmente pensada para ser uma igreja catolica, os otomanos transformaram-na em uma mesquita, depois de 1453 durante a queda do imperio romano. Finalmente, em 1935, o primeiro presidente turco Ataturk Kemal determinou que ela fosse transformada em um museu. Diferente da Mesquita Azul, eh necessario pagar para visitar Ayasofya. Pelo seu valor historico, ate que o preco eh bem razoavel - 20TL (liras turcas). Embora seja um museu, eu nao consegui achar muitas pecas ou alguma galeria. Na verdade, a arte esta impregnada nas paredes. O museu tem dois andares abertos ao publico, alem da area externa que eh repleta de pecas historicas.


A foto de cima mostra uma curiosidade de Ayasofya: existe um ponto naquele pilar em que as pessoas enfiam o polegar e giram a mao para fazer um desejo.




2 comentários:

  1. Que nojo, colocar o dedo no pilar depois de todo mundo... :p

    ResponderExcluir
  2. ola alexandre achei muito legal seu comentario
    vce pode me ajudar em algumas dicas
    estou indo pra lá..... só terei uma noite e a parte de uma manhã,...... muito pouco.... mas quero conhecer o essencial.
    pode me escrever?
    danielbota@ig.com.br

    ResponderExcluir