sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

In Bruges


Saindo de Bruxelas, tomei rumo a oeste, numa cidadezinha chamada Bruges. Mas qual o interesse numa cidade no interior sem grandes monumentos ou museus? Digamos que nem tudo é museu e igreja na Bélgica. Escolhi vir para cá por indicação. Bruges é uma cidade medieval, cercada por dois canais.
Nao restou muito das muralhas originais, apenas algumas fortificações nas pontes que ligam a parte antiga da cidade com os arredores. O meu interesse nessa cidade é a cerveja. Bruges é como uma Meca para os cervejeiros de plantão. Existem verdadeiras romarias de sedentos por um copo. Tanto é que a cidade, embora minúscula, recebe 3 milhões de turistas todo ano. Eu não sabia de uma coisa até chegar aqui. A cidade foi cenário de um filme, rodado em 2008 e que se chama "In Bruges". Em português, só fui descobrir depois de olhar na Internet, se chama "Na Mira do Chefe". Aparentemente isso fez com que mais turistas viessem a cidade no último ano. Outra especialidade da cidade são os deliciosos chocolates belgas. Existem casas especializadas (Chocolatiers) que vendem os mais requintados tipos. Mas uma dica, passada por um local. Não comprei esses chocolates, porque eles sao absurdamente caros e são muito enfeitados, feitos para os turistas. O verdadeiro chocolate belga pode ser adquirido nos supermercados por preços mais interessantes. De fato, o preco das chocolatiers assusta: algumas vendem na base de 50 euros por meio quilo.
Cheguei a cidade e foi facil descobrir o hostel. Andei 10 minutos a pé da estacao de trem. Andei pela cidade, tirei algumas fotos. A cidade é realmente pequena e é possivel percorrê-la facilmente a pé ou de bicicleta. Existem algumas igrejas e museus para visitação. O cartão postal de Bruges é o Markt, a praca principal. De noite, sai com os meus colegas de quarto para degustar algumas brejas. A variedade impressiona. Tomei uma normal, Stella Artois, e depois tentei uma local, Straffe Hendrik, que tem uma particularidade. Além de ser fermentada por uma bactéria que só existe aqui e por isso ser levemente azeda, ela possui um alto teor alcoólico - 9%. Isso foi o suficiente para fazer eu dormir como uma pedra.

6 comentários:

  1. é teacher pelo que percebi nos posts você esta que anda em... Adeus a sua mega barriga hahahah
    Mais não caia na tentação dos chocolates belgas, e traga uns para mim hahahaha ... Boa continuação do seu hiper tour!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa cidade parece ser escura e fria...

    Tomara que esteja trazendo um chocolate belga pra nós em!?

    ResponderExcluir
  3. Já que todo mundo tá pedindo chocolate, vou pedir um tb!!!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim pode trazer uma birita mesmo... ja que comer engorda, vamos beber... Ass: Marcim/BH

    ResponderExcluir
  5. Aê cidadão do mundo eu sempre privilegiei as brejas encorpadas e de alto teor alcoólico, minha boca encheu d’água!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Como é que é?

    Depois que todo mundo ficou te procurando depois do desaparecimento do dia 22/01 até dia 28/01, não vai haver mais postagens?
    Tem que ter um fim essa viagem!!! E a Holanda? Ninguém sabe nada sobre ela!!!!
    Vamos!!!! Dê um desfecho para essa emocionante viagem!!!

    ResponderExcluir