quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Je t'aime, Paris!

Bonjour!
A proxima etapa da viagem eh a tao aguardada Paris. Como comentei no post anterior, tinha que resolver o problema dos meus recursos, senao nao haveria meios materiais de continuar a viagem. Como cheguei em Paris uma sexta-feira de noite, nao havia possibilidade de ir ao banco para sacar mais dinheiro. Sobrava entao o que eu tinha no VTM ate na segunda. Para encutar a historia, acabei achando uma agencia do Banco do Brasil proximo ao Arco do Triunfo e tudo voltou ao normal.

Na manha de sabado jah queria aproveitar ao maximo. Tomei cafe logo cedo (por sinal, o melhor cafe que eu ja tomei em todos os lugares dessa viagem, tirando o de Cardiff que era um almoço) e fui pra rua. Peguei um mapa procurand ja visitar os pontos turisticos mais proximos do hostel, que ficava uma rua abaixo do Sacre-Coeur. Segui o Boulevard de Clichy e passei em frente ao Moulin Rouge.
Pela foto, fica claro que esse lugar so tem graça de noite, quando a iluminaçao esta ligada. Depois eu acabei passando lah a noite para comprovar.

Eu nao sabia, mas essa regiao eh tambem considerada o distrito da luz vermelha da cidade. Eu nao vi nenhuma prostituta, mas havia muitas casas de strip e sex shops. No minimo antitetico, para nao dizer curioso, ter na mesma vizinhança uma avenida cheia de cabares a poucas quadras de uma basilica chamada Sagrado Coraçao...
Depois do Moulin Rouge, segui em direçao ao Arco do Triunfo. Foi uma boa caminhada ate lah; mas valeu a pena. Eh sem duvida um marco magnifico, maior do que eu esperava. Ele eh tao grande que nao deu para tirar foto do monumento inteiro de perto, e atravessar a avenida para chegar nele eh impossivel: existe uma passagem subterranea para alcançar o arco.


Ainda no Brasil eu tinha planejado subir o Champs-Elyseé ate chegar ao arco. Mas como eu ja estava nele, o jeito foi descer a avenida. Muitas lojas de grfes famosas, como a Luis Vitton, Mercedes, Mont Blanc, etc.
Um pouco antes do fim da avenida, existem duas grandes construcoes, uma de frente para outra, o Grand Palais e o Petit Palais. Os dois sao usados como museus. O Gand Palais exigia ticket para entrar. Consegui entrar no Petit, mas a minha visita ficava restrita a algumas salas no subsolo, sem obras de grande expressao.
Segui a avenida dos dois palacios ate dar de cara com a famosa Ponte Alexandre III.

Embora o nome nao a associe, essa ponte liga as duas margens do Sena, ela eh cenario de varios filmes e comerciais. No fim dela, voces veem a Assembleia Nacional. Fiquei tentado a seguir do outro lado, mas tinha que terminar a Champs-Elyseé. Ao fim dela, voce encontra a Place de la Concorde, mais a frente os Jardins de Tuileries e, mais ainda a frente, o Louvre. Passeei pelo Tuileries e virei a esquerda.
Queria visita a Bliblioteca Nacional antes. Acabei me perdendo e o tempo esfriou. Passei pela Place Vendome ate que resolvi visitar o tal Louvre. Meus caros, qualquer descriçao noa faz jus ao lugar. Como o Arco do Triunfo, eh maior do que eu imaginei. Fiquei namorando as piramides de vidro e depois entrei na fila para entrar. Na verdade, a entrada eh no subsolo, num grande hall que fica debaixo da piramide maior. Como ja havia visitado muitos museus no Reino Unido, estva interessado em poucas coisas.

Fiz um esforço e procurei ver de tudo, mas chega uma hora que as pernas doem. Sao 35.000 obras de arte distribuidas em tres grandes alas, cada ala com quatro andares. Decidi que teria que priorizar as obras mais interessantes antes de fechar. Visitei a Venus de Milo, algumas exposiçoes de pinturas italianas da Renascença, e por fim a mais aguardada: La Gioconda ou Monalisa, para os intimos. Quem assistiu o Codigo da Vinci nao precisa se animar; a obra tem uma parede so para ela, no meio do salao, protegida por duas placas de vidro e varios seguranças ao lado. Voce fica a cerca de 5 metros de distancia ainda. O que eu achei curioso eh que nao havia restriçao nem quanto ao uso de flash. Sera que aquela era a pintura original?


Depois de um dia tao cheio, o jeito foi ir pro hostel pra descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário