sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bruxelas - vale a pena?

Olá meu caros!
Pode parecer curioso o título deste post. Como assim se vale a pena visitar Bruxelas? A questão é a seguinte: ao contrário dos outros lugares por que passei, eu não pesquisei sobre pontos turísticos relevantes na Bélgica. Achei que seria legal passar por esse país a caminho de Amsterdã, talvez como uma forma de acrescentar mais um país no currículo. De fato, quando se chega em Bruxelas por Paris, as expectativas tendem a divergir da realidade. Até as famosas Velib, aquelas bicicletas de aluguel de Paris, eles copiaram. Mas nem por isso, passar um dia inteiro na cidade foi uma perda de tempo.

Terra natal do Tintin, dos Smurfs e da batata frita. Da batata frita? Sim. Ao contrário do que o nome French Fries indica, a batata frita de cada dia é uma criação belga. Tanto que em cada esquina se encontra uma Frituur - no Brasil nos temos lanchonete vendendo pastel em cada esquina, aqui é batata frita. Mas existem mais coisas interessantes sobre Bruxelas. A cidade, minúscula em relação a outras capitais européias, é a sede do Parlamento Europeu. Isso faz de Bruxelas, praticamente, a capital da Europa. Membros de toda a Europa vem para cá estudar projetos e participar de votações sobre as verbas e reinvindicacoes locais dos países-membros da União Européia. Como eu sei disso? Bom, embora tivessem museus por toda a cidade, resolvi fazer coisas diferentes. Achei que seria legal ir lá no tal Parlamento ver qual é a deles. Queria ter visitado a sede da Unesco em Paris, mas faltou tempo (ou melhor planejamento). Segui a pé por cerca de 25 minutos do meu albergue. Quando cheguei lá, descobri que existe um tour guiado pelo Parlamento às 3 pm. Como eram 2.15 pm, fiquei próximo a um grupo de turistas que também estavam esperando pela visita guiada e aproveitei para ir ao posto de informações do Parlamento. Lá existem mapas e cartilhas de graça. Daí fomos para o tal tour. Passamos por um esquema forte de segurançaa na entrada, mas restrito do que nos aeroportos por onde passei. Eles escaneam tudo, não passa nem moeda. Aí vem a questao do grau de quão interessante é o tour. Ficamos sentados por cerca de uma hora numa sala com uma funcionária contando sobre as funções do Parlamento. No final, veio o que interessava que era visitar a plenária e tirar algumas fotos. Se valeu a pena? Bom, se você se interessa por política, planeje seu passeio por Bruxelas para passar por lá. Se não, eu vou poupá-los de esperar uma hora postando aqui a foto.


Queria aproveitar para visitar outros locais na cidade, mas ja estava escurecendo. Peguei o mapa turistico e vi que nao tinha realmente tanta coisa que valesse a pena, exceto por algumas outras igrejas e museus. Antes de visitar o Parlamento, eu ja havia passado pelo Grote Markt,

o cartao postal de Bruxelas. Eh uma praca cercada por grandes construcoes, hoje usadas como museus. E antes do Grote Markt, ja havia passado pela Kathedraal van Sint-Michiel, pelo Parque de Bruxelas, pelo Palacio das Belas Artes, etc. O que restou entao foi cumprir a minha meta gastronomica. Passei em uma rua proximo ao Grote Markt

e me deparei com uma estatua que tambem eh famosa na cidade, o Manneken Pis. Eh a estatua de um menino fazendo xixi, mas que eh considerado o mascote da cidade. Tem um morador da cidade que cuida da estatua, colocando roupa, enfeitando a fonte, sem contar que o local eh vigiado por cameras. Aconteceu uma vez de a fonte parar de funcionar, e foi uma comocao na cidade. Souvenirs do Manneken nas rendondezas da fonte, claro, estao disponiveis de todas as formas em chocolate, balas, saca-rolhas, chaveiros, camisetas...


Na rua do Manneken comecei pelo famoso waffle belga. Dizem que o waffle tipico eh apenas a massa com acucar por cima. Mas nao resisti e comi um waffle quentinho com chantili e calda de chocolate por cima.


Ainda faltava a batata frita tipica e alguma cerveja. O mapa turistico indicava um das ultimas fritarias antigas da cidade. Eh um trailer desses de sanduiche, so que o senhor que trabalha la vendo todo tipo de frituras. Pedi uma porcao de Frites (como eles aqui chamam) e um Frikandel, que nada mais eh do que uma salsicha frita. De quebra, um molho de maionese, que eh o molho tipico belga para acompanhar as Frites. Se eh muito diferente da nossa batata? Mais ou menos. Na minha humilde opiniao, o que difere de uma batata pra outra eh se ela eh assada, cozida ou frita. Com certeza foi uma das melhores batatas de eu ja comi, mas eu fico imaginando onde entra a expectativa de comer algo surpreendente, a qualidade da materia-prima e o modo de preparo. De qualquer forma, eu recomendo uma porcao de Frites quando vierem a Bruxelas.

Estava muito frio e resolvi voltar para o hostel. A recepcao havia me alertado que como eu fiz o check-in muito cedo, teria que esperar para colocar minhas coisas no quarto a partir da 1 pm. Entao so a noite, depois das Frites, eh que fui pro quarto. La conheci mais um brasileiro de Recife e um escoces de Aberdeen (cidade ainda mais ao norte que Inverness).
Desci pra ver se aparecia alguma coisa pra fazer. So havia um grupo de americanos meio metidos jogando ping-pong e nao estavam querendo se misturar muito. Restou ir pro quarto e dormir.

2 comentários:

  1. moreno, estou contente de voce estar aproveitando
    muito gastronomicamente bem . Cuidado com os efeitos da % entorpecedora do liquido que a acompanha. Recebi um BOOKS DE LONDON. Gostaria de estar com voce nesta ah! aventura, pois tenho alma de cigana. AROVEITE TUDO A QUE TEM DIREITO.
    BEIJOS. MAMI.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, vc pode trazer um desses waffles com chantilly, tá?
    Bjo, Camila

    ResponderExcluir