quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Museu de Arqueologia e Fortaleza Topkapi

Depois da visita a Mesquita Azul e ao Museu de Santa Sofia, fui visitar um dos (pelo menos pra mim) pontos altos da minha passagem por Istambul: o Museu de Arqueologia (Arkeoloji Muzesi). O museu fica proximo a Santa Sofia. Custo da entrada: 10 TL.




O museu ja impressiona do lado de fora, com sua fachada grandiosa. No hall de entrada, podemos observar que existem duas grandes alas. Fui visitar a ala da direita, que possui pecas greco-romanas interessantissimas, com um busto de Hermes e uma estatua de Zeus. Contudo, o meu maior interesse estava na ala da esquerda, onde se encontravam os sarcofagos. Existe uma colecao incrivel de sarcofagos muito preservados, e e possivel toca-los (pelo menos ninguem me xingou quando eu o fiz). O sarofaco mais importante, sem duvida, eh o sarcofago de Alexandre o Grande (Azulay, essa eh pra voce!). O sarcofago, para a minha decepcao, nao contem os restos mortais de Alexandre, mas possui em todos os seus lados externos entalhes riquissimos sobre as suas conquistas. Pelo seu valor historico, e o unico sarcofago fechado por vidro.



Como o museu eh muito grande, passei boa parte da tarde lah. Quando sai, ja estava escurecendo e nao deu pra fazer muita coisa. Tive tempo apenas para visitar a entrada da Fortaleza Topkapi. Como o expediente de visita estava acabando, nao tive como entrar no Palacio que fica dentro da fortaleza. Alem disso, a entrada custava mais 20TL e eu ja tinha gastado o suficiente naquele dia. Fiquei entao apenas no jardim que fica do lado de fora do palacio.

2 comentários:

  1. Muito bom! Mande fotos e nao deixe de visitar os famosos castelos assombrados de Edmburgo...Gostamos alias ja esperavamos que vc fosse confundido com arabes kkk!Vamos continuar te seguindo.Abracos ate a proxima.

    ResponderExcluir
  2. A fortaleza nem é mara né? huihauhiuah
    As fotos tão maraa
    Issaê primo!


    Vamos continuar te seguindo. \o/

    ResponderExcluir