terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ultimo dia para provar o Haggis

Edimburgo, embora tenha os seus encantos, se mostrou fraca em termos de lugares pra se visitar. A cidade eh bem menos do que eu esperava, e ja tinha visitado os locais que interessavam. Restou dormir, ler e assistir filme para passar o dia. A noite, percebi que estava em falta com uma das minhas metas: experimentar um prato tipico de cada local. Em Istambul, comi um kebap e baklava; em Londres, deixei de experimentar o fish and chips. Teria que honrar um bom prato em Edimburgo. Pedi referencias de um lugar BB (bom e barato) na recepcao.
Os atendentes desses hostels costumam dar otimas dicas de lugares para comer. Fui no The Castle Arms, proximo ao hostel. A senha era pedir o menu de viajante (traveller's menu). Pedi uma refeicao completa, com entrada, prato principal e sobremesa, todas tipicas. Comecei por uma sopa de cenouras como entrada. Depois, veio o haggis. Ele veio diferente do que eu esperava/ uma torre com pure de batata, abobora e o haggis por baixo. Para quem nao sabe, o haggis eh um prato tipico feito com, entre outras coisas, com os rins, pulmao, coracao do carneiro. A descricao eh de arrepiar, mas ate que o gosto surpreendeu. Parece carne moida, so que com uma textura diferente. Ele vem moido, portanto, nao tem os aspecto de uma buchada de bode. Para sobremesa, o Cranachan: uma taca com framboesas frescas e uma massa com chantilly e aveia moida cobirndo.
Depois dessa empreitada gastronomica, fui descansar no hostel. Mais tarde resolvi ir em outro pub crawl, esse de graca, promovido pelo proprio hostel. Mais uma noite, mais biritas, mais garotas : ) Dessa vez, conheci duas americanas da California, duas francesas e mais tres outras alemas. Eh nesse tipo de situacao que um brasileiro se destaca: eu, que sou normalmente calado, tava dando um banho nos australianos e no frances que estavam no grupo.
Bom, no dia seguinte, depois que fiz o check out do hostel e fui ao aeroport, aconteceu uma coisa chata. Decobri que havia sido roubado no quarto, provavelmente no ultimo dia em Edimburgo. Havia sumido a maior parte dos euros em dinheiro, algumas moedas de uma libra e um cartao de credito. A viagem ate Paris tinha perdido a graca. Teria que esperar para pousar na Franca para poder sacar mais dinheiro e cancelar o cartao. Mas jah para acalma-los, no fim deu tudo certo (afinal eu ainda nao precisei ligar pra ninguem dai nem pra embaixada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário