quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Museu Van Gogh, Ultimate Pub Crawl

No segundo dia em Amsterdã, recebi um presente antes que pudesse me despedir da Europa. Havia nevado durante a noite e no outro dia estava tudo branquinho. Era minha última oportunidade de ver neve por um bom tempo. Logo cedo, combinei de visitar o Museu Van Gogh com dois casais de irmãos - dois chilenos, Katiana e Claudio, e dois belgas, Barbara e Julien.

Como o albergue ficava muito longe do Museu, fomos caminhando ao longo do canal e brincando com a neve. Todos os quatro foram muito amistosos e ficamos conversando durante a caminhada, principalmente Barbara. Passamos pela antiga fábrica da Heineken, que aliás possui um tour pago. Acabei não indo lá depois.
Chegando ao museu, enfrentamos uma pequena fila. De forma geral, a visita ao museu foi ótima. As exposições foram montadas de forma cronológica, o que permite perceber o desenvolvimento de Van Gogh mesmo para leigos como eu. Existem, contudo, com dois poréns. É proibido tirar fotos, ou seja, não poderei mostrar nada do que vi. Segundo, por maior que fosse o acervo do museu, algumas das obras mais famosas não estavam lá, como A Noite Estrelada, que conforme vocês podem ver no link, está em Nova Iorque. O auto-retrato com a orelha cortada, depois fui descobrir, está em Londres. Mas tive a oportunidade de ver os famosos girassóis, o que compensou todo o resto.

Depois do museu, os quatro tinha que ir para a Estação Central, já que eles passariam apenas um final de semana em Amsterdã. Como o passeio com eles estava muito bom e eu não tinha nada pra fazer, perguntei se podia acompanhá-los até a Estação. Comemos alguma coisa antes de eles partirem, e peguei os e-mails para contato.
De noite, estava disposto a participar do Ultimate Pub Crawl. Embora o nome seja um tanto pomposo, de fato foi o maior dos pub crawls que havia participado até então. Diferente do de Londres e do de Edimburgo, o Ultimate Pub Crawl reuniu mais de 150 pessoas. Os organizadores tiveram que dividir em grupos menores, porque não cabia tanta gente nos pubs. A maioria eram estudantes da Inglaterra em uma excursão. O tour começou na Leidseplein, onde fica o coffee shop mais antigo da cidade, o Bulldog.

Queria fechar a viagem com chave de ouro. Não deu outra. Mais uma noitada inesquecível :-)
Depois das três horas, ainda fiquei perdido um tempo procurando a rua certa do albergue.

2 comentários:

  1. Aê meu caro esse Pub deve ter sido td de bom heim!!!! Precisamos marcar umas brejas pra falar sobre....

    ResponderExcluir
  2. Ei Alexandre foi bacana sua trip, eu tive o prazer de fazer mochilão pela Europa e Amsterdam foi muito loko! chegamos a seguir o pub crawl foi legal pra Caramba

    Abs.

    ResponderExcluir